Os benefícios do telhado verde para o meio ambiente e para sua família

Telhado verde

Diariamente vemos notícias sobre a ação do homem sobre o meio ambiente, no qual a degradação na natureza e os seus impactos negativos são evidentes.

O que facilita esse processo de degradação ambiental é o aumento da construção civil que tem como objetivo o desenvolvimento do Brasil.

Pensando em reduzir esses danos ambientais, os arquitetos e engenheiros desenvolveram o telhado verde, que é uma medida que está sendo adotada em todo o mundo para tentar compensar esses danos provocados ao meio ambiente. No Brasil, apesar de lentamente, esses sistema construtivo está sendo gradualmente implantando as novas obras.

O telhado verde é considerado uma solução parcial para diversos tipos de problemas ambientais comuns principalmente nas grandes cidades, dentre seus benefícios, ele ajuda na redução da poluição, melhora a qualidade do ar, reduz os efeitos das ilhas de calor, diminui a poluição sonora, bem como a de ser uma iniciativa sustentável muito eficiente na busca por mais espaços verdes nos centros urbanos.

O que é o telhado verde?

O telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso é um sistema construtivo, no qual é feita uma cobertura vegetal com grama ou plantas, e que são instaladas e lajes ou mesmo sobre telhados convencionais, e tem como objetivo proporcionam conforto térmico e acústico nos ambientes internos, além é claro de deixar sua casa muito mais bonita e acolhedora.

Lembra-se quando falamos aqui em ecodesign e o quanto sua casa fica agradável com esse tipo de decoração? Pois é, o telhado verde oferece essa sensação para o seu lar.

Como é feita a implantação do sistema de telhado verde?

Para que o sistema de telhado verde seja implantado em sua casa, é preciso que seja realizada a instalação de estrutura específica na cobertura da casa, por exemplo, se o telhado é feito apenas de laje, é necessário que ela seja impermeabilizada, já se o telhado for feito de telhas de cerâmica, é preciso que ele seja retirado, e em seu lugar são colocadas placas de compensado que serão utilizados como base para a cobertura vegetal.

Sobre essa base que é colocada no telhado, é colocado terra e adubo para auxiliar no crescimento das plantas. São colocadas ainda, mantas onduladas que tem a função de impedir que esse substrato escorra, bem como mantas de impermeabilização para impedir infiltrações na casa e dutos de irrigação e drenagem que também farão parte do projeto de um telhado verde.

Vale ressaltar que a manutenção do telhado verde precisa ser realizada uma ou duas vezes ao ano dependendo do tipo de telhado que o sistema for aplicado.

Quanto custa colocar o telhado verde em minha casa?

Os valores para a implantação do telhado verde em sua casa pode variar, pois, irá depender do método que será feita a obra e a mão de obra disponível para tal tarefa, o que você precisa saber é que já existem empresas especializadas na fabricação dos módulos utilizados para a implantação do telhado verde.

Outro fator que está relacionado com o custo é a metragem, assim quanto maior for o seu telhado, menor será o valor cobrado.

Assim, se o seu telhado tiver 10 metros quadrados (com sete centímetros de espessura) o custo médio será de R$ 621 o metro quadrado, entretanto se o seu telhado tiver 100 metros quadrados o valor do metro quadrado será em média de R$ 287.

A instalação, geralmente ocorre de maneira rápida, a média de tempo estimada para a implantação de 10 metros quadrados de telhado verde, poderão ser colocados em um dia.

O telhado verde pode ainda ser usado em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira.

Os benefícios do telhado verde

Além das questões estéticas que são visíveis com a implantação do telhado verde, e que agrada até os olhares dos mais críticos, esse sistema ainda permite a baixa inércia térmica da terra e a água originada dos vegetais da cobertura tem a capacidade de oferecer melhor qualidade de vida aos moradores da residência que possui o telhado verde, e mesmo de seus vizinhos mais próximos.

Além disso, outros benefícios do telhado verde que podem ser citados são:

–   Auxílio para que a cidade não esquente de maneira excessiva, além de reduzir os riscos da formação das ilhas de calor, pois diferente das lajes e telhas convencionais, o telhado verde impede a propagação do calor.

–   O telhado verde tem a capacidade de absorver até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, impedindo que este não seja propagado para o interior da residência. Além de mais conforto, esse sistema reduz o uso do ar condicionado, pois, a casa permanecerá mais fresquinha e agradável;

–   As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar em toda a vizinhança;

–   O sistema de telhado verde ainda absorve os ruídos externos, servindo assim de isolamento acústico;

–   Ajuda na retenção da água da chuva de modo que esta não caia direto nas galerias e bueiros urbanos, reduzindo os riscos de enchentes por conta do volume de água. –  Regula a umidade do ar em toda a vizinhança próxima a sua residência;

–  leva ao reequilíbrio ambiental, principalmente quando você opta por utilizar plantas nativas, além disso, esse sistema irá atrair espécies de pássaros locais, tornando o local assim como um habitat natural para essas espécies;

–  Cria um agradável terraço que poderá ser utilizado para meditação ou uma festa com os amigos.

O que você acha da implantação de telhados em sua residência? Dê sua opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *